Dicas de Uma Professora Experiente

Olá meus queridos educadores,

hoje eu sou uma professora aposentada, mas me defino e  me apresento sempre como uma alfabetizadora, fiz isso por 3 décadas e me orgulho de ter contribuído para um mundo melhor através dos primeiros passos na educação de um ser. Setenta porcento do meu tempo de serviço foi dedicado para o ensino especial. Aprendi muito com cada uma desta crianças, não foi uma caminhada fácil e tantas vezes tive vontade de desistir. Ao olhar para as limitações daqueles pequeninos cheios de esperança, minha aflição aumentava e com este conflito tornei-me uma pessoa curiosa. Cada deficiência era uma situação especial e inédita, as quais  exigiam muita pesquisa e com isso me fortaleci para confrontar a mais importante fase da minha vida: trabalhar com crianças das mais diversas necessidades especiais. Hoje eu posso dizer "obrigada meu aluno problema, por você tornei-me uma professora pesquisadora, organizada e feliz".
Entre preparar para alfabetizar e a alfabetização em si o caminho é bem longo e o espaço de tempo é curtoDevemos observar cada passo, cada detalhe em  cada criança como especial.
É de fundamental importância que o professor ao receber a criança para a alfabetização tenha o mínimo conhecimento do ponto que ela se encontra e a partir de qual ponto  a aprendizagem pode ser continuada. Existe uma diversidade de métodos de alfabetização e poucos professores alfabetizadores sabem disso. Pesquisei muito sobre variados métodos e a minha experiencia em sala de aula,  me fez fazer boas escolhas, por exemplo: conheço e gosto muito do método global de contos, pois eu e meus filhos fomos alfabetizados através deste. No entanto, esta experiência que para nós foi positiva, na execução do meu trabalho tive, algumas vezes, resultados insatisfatórios. Não é possível que testar todos os métodos de alfabetização, mas através de uma visão geral do nível que se encontra os teus alunos, considerando a realidade social, cultural e intelectual deles, se pode fazer uma boa escolha do método mais adequado. 
Espero que tenha ajudado com estas primeiras dicas.
Um abraco e bom trabalho!

Amélia

Próxima dica: "Como trabalhar em sala de aula"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"É muito importante a sua opinião para o nosso melhoramento"