PROJETO



Projeto
ARCA DAS LETRAS


 

Apresentação
Este projeto tem este nome fazendo analogia a Arca de Noé, pois cada letra do alfabeto é representada pela inicial do nome de um animal.
A introdução deste projeto pode acontecer com principiantes e crianças com dificuldades de aprendizagem quer sejam de um ambiente alfabetizador ou não, pois esta vivenciará passo a passo do processo de traçado e memorização de letras através do lúdico e da musicalidade.

Justificativa
Tendo em vista a experiência de trabalhos em comunidades carentes, onde o numero de crianças com dificuldades de aprender e com deficiências vem crescendo. Apresenta-se uma proposta não diferente das que já existem, mas com materiais diversificados onde a criança tem o gosto de experimentar, criar e recriar atividades diferentes das que lhe foi proposta.

Objetivos
Objetivo geral
  • Facilitar a memorização e o traçados das letras em qualquer situação.

Objetivos específicos
  • Incentivar a grafia e a fixação das letras através das atividades propostas;
  • Levar a criança a reconhecer as letras em circunstancias diversas em sua rotina;
  • Associar a música com a letra bem como o seu traçado.


Metodologia
O educador como mediador e estimulador do ensino deve utilizar a música na aprendizagem escolar como atividade prazerosa. Quando esta vem de um conhecimento pré-escolar como musicas folclóricas e cantigas de rodas, a relação ensino/aprendizagem se torna passiva.
Este projeto tem como base o trabalho com cantigas populares parodiadas apresentando uma a uma as letras do alfabeto e seus respectivos traçados.

Desenvolvimento
As letras do alfabeto podem ser confeccionadas em materiais diversificados como:
Metal – chapa metálica com as letras recortadas em material diversificado (madeira, emborrachado, papel e outros). Importante é que haja um imã fixado no verso;
Flanelógrafo – com as letras recortadas em material diversificado (madeira, emborrachado, papel e outros). Importante é que haja um velcro fixado no verso;
Papel – com as letras recortadas em papel com fita adesiva fixada no verso;
Cada letra deve ser acompanhada com representação da figura do animal correspondente.
Modelo gráfico de cada letra
Tamanho fonte:512
Fonte Arial em caixa alta
A cor das letras devem ser uniforme, porém destacada da cor do painel onde serão afixadas. O bom senso é importante a escolha da cor, por exemplo: evitar fundo vermelho letras de cor laranja. Um bom exemplo é usar fundo preto e letras brancas.
Aconselha-se que cada letra seja confeccionada em numero mínimo de 5 unidades para futuramente facilitar o trabalho com a construção de palavras ou frase;
O painel deve ser no comprimento suficiente para que no final todo o alfabeto seja apresentado visualmente completo para o educando.
Cada letra é trabalhada separadamente, seguido de atividades específicas como escrita do traçado no ar, na areia, colagem de cordão ou grãos e finalizando no papel e lápis. Depois de apresentadas, as leras são fixadas no painel deforma que quando se apresenta a próxima letra todo o alfabeto é formado aos poucos.
A apresentação das letras é feita com as canções da Arca das Letras

3 comentários:

"É muito importante a sua opinião para o nosso melhoramento"